quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Círio de Nazaré: o natal de Belém

FOTO: by Yasmim Uchôa-Belém-PA, Círio de 2009
por Isis Monteiro

O natal em Belém do Pará é comemorado em outubro. No segundo domingo, quando pessoas dos mais variados cantos do mundo e do país celebram a fé e esperança em Nossa Senhora de Nazaré. A santa é a padroeira do estado. Uma festa de várias faces: religiosa, cultural e da economia.

Na quadra nazarena o ar da cidade se enche de solidariedade. É tempo de perdoar, visitar as pessoas amigas. É um momento de aproximação com os parentes e amigos distantes, sob o olhar do “menino Deus”.

As pessoas vêm de longe para passar o Círio na casa de amigos e/ou parentes. Todos buscam os supermercados para a compra da “ceia do Círio”. Ceia mesmo! Mas, com um cardápio tipicamente paraense, onde o pato no tucupi e a maniçoba são das estrelas.


Onde fica a religiosidade nisso tudo? Fica nas missas que ocorrem na Basílica de Nazaré, nas novenas que acontecem semanas antes do Círio, na emoção que as pessoas sentem na simples passagem da santa pelas ruas.


Enfim, na representação que a imagem tem na vida de cada um. Sentimento que é vivenciado de forma bem intensa nas demonstrações de superação da dor, tudo em agradecimento à Virgem.

Quer seja na corda, que puxa a berlinda e junto com ela a esperança de uma vida melhor; quer seja nos bonecos de cera, nas maquetes de casas, símbolos de conquistas atribuídas à Nossa Senhora.


Há ainda romeiros que andam quilômetros noite a dentro. Somente para amanhecer no dia da celebração e outros que resolvem “pagar” o agradecimento indo de joelhos até o destino final da imagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário