segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Amazônia por um Acordo pra Valer



Por Yasmim Uchôa (com informações da Noolhar)

Vários líderes mundiais estão desde o dia 07 de dezembro em uma oportunidade única e histórica em Copenhague (Dinamarca), para atuar em prol de um acordo internacional justo sobre o clima, no intuito de ajudar a salvar o planeta de uma ameaça devastadora: O Aquecimento Global.

A 15ª Conferência das Partes (COP-15) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima é considerada o encontro mais importante do mundo desde o final da Segunda Guerra Mundial. Nele, os governos tentarão chegar a um acordo sobre o que precisa ser feito em relação ao clima do planeta, que está mudando rapidamente, como a seca que atinge o Amazonas e as constantes inundações que ocorrem nos municípios paraenses, ou seja, um reflexo das Mudanças Climáticas na Amazônia.

A COP-15 ocorrerá até o dia 18 de dezembro. Durante um período de 12 dias, será preciso alcançar um Acordo do Clima que seja justo e com força de lei, ou seja, cujo cumprimento seja juridicamente obrigatório: um Acordo Global.

É com esse intuito, para despertar ainda mais a sociedade sobre os acordos mundiais, que está sendo lançado a ação: “Amazônia por um Acordo pra Valer”, um esforço conjunto da Campanha Tic Tac Tic Tac - uma aliança de organizações e indivíduos de todo o mundo agindo por um tratado climático ambicioso, justo e vinculante.

Dia 12 de dezembro, várias pessoas estiveram reunidas em todos os cantos do mundo para pressionar as autoridades que estão em Copenhague por um Acordo que valha de verdade, foi a maior mobilização climática já vista.

Em Belém, a ONG Noolhar organizou uma Vigília simbólica na Baia do Guajará, onde um barco percorreu os principais pontos turísticos da cidade, Forte do Castelo, Ver-o-Peso, Estação das Docas, para fazer a ação simbólica e leitura dos manifestos sobre a Ação do Clima nessas localidades.

A ação ocorreu no sábado (12) saindo do porto de Mosqueiro, no Ver-o-Peso, às 18 h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário