quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Maria Sylvia Nunes exibe Che


Por Pérola de Sousa

Os fãs de Ernesto Che Guevara terão quatro oportunidades de conhecer um pouco mais sobre ícone da política internacional. O filme de Steven Soderbergh será exibido no teatro Maria Sylvia Nunes na Estação das Docas, nos dia 18 e 19.


Está cinebiografia relata o sucesso da Revolução Cubana liderada por Che Guevara, juntamente com Fidel e Raul Castro, responsáveis pela derrubada da ditadura de Fugencio Batista

O roteiro tem a sua trajetória na Bolívia, onde Che pretendia realizar mudanças na sociopolítica de toda a America latina. E ainida traz a maneira que utilizou para entrar no País, através de passaporte falso e o apoio de grupos argentinos e bolivianos, que detinham conhecimento de causa na revolução:

Conta também de suas articulações na derrubar do governo ditatorial de sua captura no dia 8 de outubro de 1967 e sua execução no dia seguinte.

O elenco que tem a presença de Benício Del Toro, que interpreta pela segunda vez o papel de Che Guevara, conta também com as participações de: Matt Damon, Lou Diamond Phillips, Catalina Sandino Moreno e do ator brasileiro Rodrigo Santoro.
A continuação do longa metragem tem como diretor pela segunda vez Steven Sodenbergh elogiado por sua imparcialidade no roteiro do filme retirado do diário deixado por Che.0020

Os ingressos estarão sendo vendidos por R$ 5 com meio entrada para estudantes, com classificação indicativa de 12 anos

Festival Vozes de Mestres: Naná Vasconcelos é a grande atração


Por Leonardo Ruffeil

Considerado um dos maiores percussionista do planeta, Naná Vascoscelos, faz apresentação em Belém no “Vozes de Mestres - Festival Internacional de Cultura Popular”. O evento ocorre nos dias 24 (terça-feira) e 29 (domingo) de novembro, no Hangar (Centro de Convenções e Feiras da Amazônia). O festival itinerante de música, já passou por oito cidades brasileiras. Dona Onete, cantora paraense, 70 anos, faz as honras da casa. .

Antes de desembarcar em Belém, o festival passou por Ouro Branco (MG), São Luís (MA), Florianópolis e Joinville (SC), Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) e Natal). Na capital paraense, o evento além de shows serão realizados workshops, oficinas ao ar livre e mesas-redondas.

Dona Onete nasceu em Cachoeira do Arari, ilha do Marajó, com o nome de Ionethe Gama. Ainda criança começou a cantar. Seu maior destaque foi a criação do Carimbó chamego. Já participou dos grupos Raízes do Pará e Coletivo Rádio Cipó. No último ao lado de Mestre Laurentino, se aventura em outros estilos, como o rock.

Ao contrário do ritmo tradicional, o carimbó chamego tem um tempo musical mais cadenciado. As letras são mais elaboradas e a dança é com o par colado. Onete é a principal referência do novo estilo, que já tem muitos seguidores. Entre as músicas que já são sucesso de público estão “Amor Brejeiro” e “Banho de Cheiro”.


GUITARRADAS: Vieira, Curica e Aldo Sena matam a saudade do público de Belém


por Fátima Baia
A guitarrada é uma cria tipica do Pará. O som ecoa agradável aos ouvidos. O rítimo mescla o carimbó, choro e merengue e intercala com riffs de guitarra, que desempenham o papel principal. O público de Belém matou a saudade dos grandes mestres do rítimo, na noite de ontem, no projeto "Uma Quarta de Música", que encheu o Teatro Margarida Schiwazappa.

A sonoridade amazônica que já ganhou o mundo, tem nos craques da guitarra Vieira, Curica e Aldo Sena os expoentes. Tudo começou em 2003, com o guitarrista Pio Lobato, pesquisador musical e integrante do grupo Cravo Carbono. O músico reuniu no mesmo palco personalidades da música popular.

O antropólogo Hermano Vianna e o DJ Dolores estão entre fãs confessos dos mestres, que não poupam rasgados elogios.
Conheça algumas canções AQUI e também no myspace do gênero AQUI. E tem ainda vídeos no youtube

80 anos de Benedito Nunes

Por Leila Cavalcante


Neste mês de novembro, o Professor Benedito Nunes completa 80 anos de vida. Para celebrar a vida e a obra deste ilustre intelectual da Amazônia, a UFPA prestará a devida homenagem com a criação do Prêmio Professor Benedito Nunes. O projeto foi aprovado em 19 de novembro, pelo CONSEPE (Conselho Superior de Pesquisa, Ensino e Extensão).

O prêmio tem data de entrega prevista para o dia 21 de novembro, dia do nascimento do homenageado, à melhor tese de doutorado que deverá ser inscrita de acordo com o regulamento da honraria. Poderão concorrer pesquisadores dos Institutos de Ciências da Arte, de Filosofia, Ciências Humanas, Letras e Comunicação.

Também em comemoração à data, o ILC (Instituto de Letras e Comunicação) irá promover o minicurso “Benedito Nunes: Olhares sobre o poético – poesia, prosa, pintura e música”. A homenagem acontecerá no Auditório Francisco Paulo Mendes, do ILC.

O Professor é uma das personalidades intelectuais mais importantes da região Amazônica, é membro-presidente do conselho editorial da EDUFPA (Editora da Universidade), é autor de várias obras e vencedor do prêmio Jabuti de Literatura de 1987.



SESSÃO AVENTURA

Por Isis Monteiro

Alguém se lembra do programa “Vesperais Passatempo”? Se você tem 60 anos ou mais provavelmente conhece. Para quem é da geração Hollywoodiana não deve ter a mínima idéia.

A ACCPA (Associação dos Críticos Cinematográficos do Pará) exibirá a partir do dia 29/11, sempre às 16hs e em domingos alternados no velho Olímpia, uma série (02 episódios) e um filme B que justifica o nome da sessão (Sessão Aventura).

Com apresentações gratuitas e em datashow, a associação fará uma viagem na máquina do tempo apresentando produções como “As Aventuras do Capitão Marvel” e “O Filho de Tarzan”. É uma boa oportunidade também para a geração que nasceu agora.