Nos dias 20 e 21 de novembro no Parque dos Igarapés, em Belém, realizou-se a 1ª Conferência Estadual de Comunicação do Pará, um marco histórico. Sob a coordenação da Comissão Organizadora Estadual (COE) com o tema “Comunicação: meios para construção de direitos e de cidadania na era digital”.
O encontro reuniu a sociedade civil, empresarial, estudantes de comunicação e o poder público para discutirem os caminhos da comunicação na região amazônica e no estado.
Na sexta (20) o encontro começou com o credenciamento às 15hs. A mesa de abertura foi composta por Paulo Roberto Ferreira (Secretário de Estado de Comunicação), José Selmo Souza (representante do Fórum Metropolitano de Reforma Urbana), Marcos Aurélio Lopes (TELEBRASIL) e Sérgio Santos (Diretor de Comunicação Popular e Mídia Comunitária da SECOM e Presidente da COE ), os quais apresentaram suas propostas e reflexões sobre o tema. Às 20hs foi apresentado a plenária regimental.
No sábado (21) o credenciamento teve início às 9hs encerrando-se às 10hs. Participaram da mesa Manoel Messias (representante da Central Única dos Trabalhadores – CUT – Nacional), Marcos Aurélio Lopes (TELEBRASIL) e Fábio Castro (Casa Civil do Governo do Estado e professor da Universidade Federal do Pará - UFPA). Dentre os assuntos apresentados pela banca destacam-se o monopólio de mídias públicas e a democratização da comunicação e rádios comunitárias.
Para participar de forma mais ativa à discussão, foram sorteados alguns integrantes de comissões que tiveram direito de fala na plenária, entre eles : Júlio Araújo (representante do Movimento em Defesa das Rádios Comunitárias no Pará), Júlio Miragaia e Felipe Freitas (Executiva Nacional do Estudantes de Comunicação Social – ENECOS – em Belém).
No início da tarde houve a apresentação dos Eixos Temáticos e posteriormente a eleição dos delegados para representar o estado na Conferência Nacional que acontecerá no período de 14 a 17 de dezembro em Brasília.
Nenhum comentário:
Postar um comentário