sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Casa das 11 Janelas: exemplo de revitalização do Centro Histórico de Belém




por Paula Fonseca e Mariana Ribeiro

O ponto turístico mais visitado nos últimos tempos em Belém do Pará encontra-se na Praça Frei Caetano Brandão, no Bairro da Cidade Velha, e é aberto para o público de terça a domingo, das 10h às 18h.

A Casa das Onze Janelas ou Núcleo Cultural Feliz Lusitânia foi criada para ser um espaço cultural de referência para as artes visuais contemporâneas. Além de salão de exposição, a Casa conta com espaço de lazer, restaurante e o Boteco das 11 Janelas.

Na área externa o jardim Feliz Lusitânia serve para a comercialização de objetos históricos e conta com uma praça à sombra de uma mangueira de frente para a baía do Guajará.


Ao lado há um anfiteatro, uma fonte e um píer. O espaço serve como palco para apresentações musicais e performances. No local encontram-se placas informativas com dados históricos do local.

O espaço cultural é um marco na historia da urbanização de Belém. Foi construída na metade do século XVIII por Domingos Da Costa Bacelar. Um rico proprietário de engenho de açúcar. Em mapa de 1753 a casa aparece ao lado da segunda construção da capela de Santo Cristo, hoje desaparecida.


Atendendo a um pedido do governo Português o então governador do Grão-Pará Francisco Athayde Teive (1763-1772), adquiriu a casa para a instalação do Hospital Real Militar. O projeto de adaptação da residência ao novo uso foi assinado pelo arquiteto italiano Antônio José Landi, em 1768.

A casa das 11 janelas deixou de funcionar como hospital em 1870, mas continuou a ter funções militares. Abrigou o corpo da guarda e a subsistência do exercito até o final do século XX.

Em 2001 o governo do estado do Pará, através da Secretaria de Cultura, e o Exército Brasileiro assinaram convênio para a alienação dos terrenos da casa. Trata-se da quarta etapa do projeto Feliz Lusitânia, que visa revitalizar o núcleo histórico inaugural de Belém.

A linha de intervenção adotada baseou-se em prospecções arqueológicas e arquitetônicas, pelas quais foram desveladas as linhas originais do prédio.

Um comentário:

  1. Boa tarde Paula Fonseca e Mariana Ribeiro
    parabéns pelo blog uma maneira de divulgar a cidade de belém.
    Só para conhecimento de vocês essa segunda fotografia da cas das 11 janelas é minha tenho outras fotografias de Belém, qualquer coisa entre em contato pelo flick www.flickr.com/photos/douglas_fotos/"coloque comentario"

    ResponderExcluir